Medidas de Prevenção COVID-19

por Martha — publicado 20/03/2020 08h59, última modificação 20/03/2020 08h59
A Câmara Municipal de Costa Marques/RO Anuncia medidas de prevenção ao coronavírus (COVID-19)

A Câmara Municipal de Costa Marques/RO, através do Decreto Legislativo 007/CMCM/2020 deu inicio nesta quinta-feira (19/03/2020), que devido à infecção e à propagação do COVID-19, novo Coronavírus, no âmbito desta Câmara Municipal adota medidas de prevenção para preservar a saúde dos servidores, visitantes e parlamentares.

A medida ocorreu devido à confirmação por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública do número significativos de suspeitos da doença em Rondônia e ao aumento de casos da doença no país.

Para isso, o acesso ao prédio da Câmara Municipal e do Plenário estarão restritos apenas aos Vereadores, Servidores e prestadores de serviço, bem como profissionais de comunicação/imprensa, salvo situações excepcionais autorizadas previamente pela Mesa Diretora.

Entre as medidas adotadas pelo Poder Legislativo estarão suspensos por tempo indeterminado, da realização de audiências públicas, sessões solenes, reuniões solicitadas previamente pelo Poder Público e eventos coletivos nas dependências desta Casa.

Ficam mantidas apenas as Sessões Ordinárias e Reuniões de Comissões, com acesso limitado ao público.

Entre as medidas preventivas estão:

• Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.  Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.